Quem Somos 

A COASSEJE nasceu em outubro de 2001, num plano apresentado ao Conselho Deliberativo do Centro Espírita Seareiros de Jesus e aprovado por unanimidade.

O objetivo era criar um departamento para desenvolver todas as atividades sociais da entidade, a partir de um programa que descrevesse os projetos principais e os projetos-atividades para todas as áreas de atuação socioassistencial, fossem realizados por voluntários ou profissionais contratados.

Daquela data em diante, até o final de 2014, o Departamento “Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus” coordenou todas as atividades socioassistenciais da entidade.

No segundo semestre de 2014, a Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano – SASDH, da Prefeitura de Americana,  fez uma proposta  ao C .E. Seareiros de Jesus para assumir a entidade “Instituição Beneficente Socorristas Cristãs”, fundada em 26 de Outubro de 1956 e, que, estava encerrando suas atividades, uma vez que a administração municipal não estava honrando os compromissos do Convênio assinado para o desenvolvimento do Serviço de Orientação e Fortalecimento Vínculos com crianças, tendo sua diretoria que bancar todas as despesas e salários dos funcionários contratados.

Em Assembleia Geral Extraordinária, os associados do C. E. Seareiros de Jesus decidiram aceitar a proposta da SASDH, devendo utilizar-se do prédio cedido pela prefeitura em comodato à Socorristas Cristãs, onde transferiria as atividades socioassistenciais, além de assumir um projeto proposto de Grupo de Apoio à Adoção, previsto na Política Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária - PMCFC desde 2011, mas ainda sem desenvolver.

Em Assembleia Geral Extraordinária dos associados da “Instituição Beneficente Socorristas Cristãs”, foi modificado o Estatuto, possibilitando ao Centro Espírita Seareiros de Jesus assumir como mantenedor das atividades socioassistenciais e desenvolvendo os projetos com o nome de COASSEJE – Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus.

Em dezembro de 2014, em nova Assembleia Geral, foram realizadas eleições para diretoria e conselhos deliberativo e fiscal da, agora, COASSEJE/SOCORRISTAS, cujos eleitos tomaram posse em 1º de Janeiro de 2015.

A Entidade possui certificado de inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, além dos títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. Também possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No início de 2015 iniciou-se as atividades da COASSEJE no novo endereço, primeiramente com a transferência dos projetos então em desenvolvimento no Seareiros com voluntários e a capacitação para o Grupo de Apoio à Adoção.

Ainda no primeiro semestre de 2015 foi solicitado pela SASDH que a COASSEJE/SOCORRISTAS assumisse mais dois projetos: “Apadrinhamento Afetivo” para Crianças e Adolescentes e “Serviço de Acolhimento Institucional”, com instalação de duas Casas Lares (LARES COASSEJE “I” e “II”) para crianças e adolescentes.

 

Assim, hoje a COASSEJE desenvolve esses três projetos profissionais, além de diversos outros com voluntários, sejam de apoio estrutural ao Serviço de Acolhimento, à autossustentação da entidade e outros que serão detalhados neste site.

 

COASSEJE – Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus, é o braço socioassistencial do Centro Espirita Seareiros de Jesus e localiza-se na Rua 7 de setembro 25, esquina com a Av. 9 de Julho, no centro de Americana. Horário de Atendimento: de segunda à sexta, das 09:00 às 16:00h.