Apadrinhamento Afetivo
O Projeto Apadrinhamento Afetivo é desenvolvido pela COASSEJE – Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus, e destina-se a crianças e adolescentes acima de 8 anos de idade, no município de Americana que estão sob medida de proteção, afastados de seu convívio familiar, em serviços de acolhimento. É uma alternativa para complementar a convivência familiar e comunitária, quando as chances de retorno à família e a possibilidade de adoção são remotas.
Este projeto auxilia indivíduos e/ou famílias que desejam ser referências afetivas, que por meio de relações de confiança, ajudam crianças/adolescentes a (re) construírem a crença em si próprios e no mundo, possibilitando um carinho de resiliência e superação.
O que posso proporcionar ao meu afilhado(a) afetivo
Uma referência afetiva positiva, ampliando as oportunidades da criança ou adolescente a se relacionar dentro de um ambiente saudável, com participação familiar e comunitária: Realizar passeios, levar para programas familiares, festas comemorativas, atividades de cultura e lazer (com autorização Judicial).
Critérios para ser Padrinho/Madrinha Afetivo
- Idade mínima de 21 anos (respeitando a diferença de ser 16 anos mais velho que a criança ou adolescente);
- Residir no município de Americana.
Etapas
- Entrevista inicial do interessado com a equipe técnica do Projeto;
- Participar de Capacitação especifica para padrinhos e madrinhas;
- Entrevistas individuais de avaliação com a Equipe Técnica do Projeto;
- Atendimentos individuais de acompanhamento do Projeto;
- Encontros trimestrais entre padrinhos/madrinhas e afilhados.
Grupo de Apoio à Adoção
O Projeto de Apoio à Adoção tem o objetivo de promover a garantia do direito à convivência familiar às crianças e adolescentes acolhidas, quando não for possível o retorno a família biológica ou a colocação em família extensa, fomentando a adoção, apoiando as famílias adotivas e orientando os pretendentes à adoção.
Buscamos através deste projeto:
- Desenvolver ações que garantam a orientação necessária, tanto de esclarecimentos quanto de preparação das famílias adotantes;
- Orientar e dar suporte aos interessados, durante o estágio de convivência, inclusive nos casos pós-adoção;
- Disseminar a informação do direito fundamental de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária;
- Estimular a adoção tardia, inter-racial, de grupos de irmãos, bem como crianças com necessidades especiais e de saúde.
Atividades
- Curso para Pretendentes a Adoção – Atividade realizada em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, em seis encontros de 1:30h, sendo obrigatório a todos os candidatos à Adoção.
- Oficinas Temáticas – Atividade mensal para todos os interessados nos temas que envolvem a adoção (Primeiro sábado de cada mês).
- Encontro de Pais – Atividade Mensal para pais adotivos e demais interessados possibilitando reflexão grupal dos desafios encontrados no processo de maternar/paternar (Terceiro sábado de cada mês).
E-mail para contato: convivencia@coasseje.com.br