Lares COASSEJE 

O Serviço de Acolhimento dos lares COASSEJE, é provisório e oferecido em unidades residenciais, onde educadoras(es)/cuidadoras(es) trabalham em regime de turnos, prestando cuidados a um grupo de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo (ECA, Art. 101), em função de abandono ou quando suas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

 

Esse tipo de serviço visa estimular o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, promovendo hábitos e atitudes de autonomia e de interação social com as pessoas da comunidade. Com estrutura de uma residência privada, recebe supervisão técnica, localizam-se em áreas residenciais da cidade e seguem o padrão-sócio econômico da comunidade onde estão inseridas.

 

O serviço organiza o ambiente próximo de uma rotina familiar, proporcionando vínculo estável entre educadoras(es)/cuidadoras(es) e crianças e adolescentes, além de favorecer o convívio familiar e comunitário dos mesmos, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local, atendendo a todas as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, e oferecimento de oportunidades para a (re)inserção na família de origem ou substituta.